Club de
São Carlos

PROJETO GIRASSOL

 Em alusão a Campanha Setembro Amarelo, no mês de prevenção ao suicídio, o Rotaract Club de São Carlos realiza o Projeto Girassol: um alerta pela vida. O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro). A ideia é pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas resoluções, garantindo mais visibilidade à causa. No que diz respeito à importância da causa, cabe destacar que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 40 segundos uma pessoa coloca fim a própria vida em todo o mundo. No Brasil 32 pessoas se suicidam todos os dias, de acordo com a mesma organização. Essa taxa já ultrapassou a quantidade de vítimas da AIDS. O estudo aponta ainda que nove em cada dez casos poderiam ser evitados. Os dados impactantes mostram uma realidade que pode ser mudada se houver um debate sobre um tema tão importante e pouco discutido em sociedade. Ante o exposto, fica evidente a necessidade de intervenção nessa área, justificando a realização do Projeto Girassol do Rotaract Club de São Carlos, atentando a missão rotária: “Nós servimos ao próximo, difundimos a integridade e promovemos boa vontade, paz e compreensão mundial por meio da consolidação de boas relações entre líderes profissionais, empresariais e comunitários.” É oportuno mencionar que diante da realidade local, com grande número de entidades filantrópicas, voltadas ao serviço voluntário, percebe-se ainda a necessidade de realizar alguma ação direcionada a essas organizações, pois tratam-se de entidades associativas que formam lideranças e buscam o desenvolvimento local. Para que tais entidades possam atingir seus objetivos, que são de notório interesse público, é necessário que os integrantes destas associações estejam bem fisicamente e mentalmente. Precisa-se “cuidar de quem cuida”. Em síntese é um objeto que visa contribuir na melhoria da qualidade de vida da comunidade local, cujos resultados podem ser exponenciais, ou seja, cuidando também daqueles que se dedicam ao voluntariado, vislumbra-se que possam fazer ainda mais pela comunidade, estando saudáveis mentalmente.

Postado em 01 de Setembro de 2019

CAMPANHA AGOSTO LIÁS

No mês que a Lei Maria da Penha completa 13 anos de sua promulgação dia 07 de Agosto, passando a ser um marco no combate a violência contra a mulher, o Rotaract Club de São Carlos realiza a 1° Campanha Agosto Lilás, tem como principal objetivo levar as informações necessárias sobre a Lei Maria da Penha e as formas de combate à violência contra a mulher, situação que atinge índices alarmantes.O Brasil ocupa o 5º lugar entre os países mais violentos do mundo no que se refere à violência doméstica contra mulheres. Cada dia mais denúncias relativas ao tema chegam à Justiça brasileira. Dados do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) apontam que o número chega a quase um milhão, sendo dez mil casos de feminicídio.Com a campanha, a entidade pretende ajudar na criação de uma nova cultura, de uma nova realidade que estabeleça a igualdade de tratamento e de poder entre homens e mulheres, igualdade essa que requer também a adoção de políticas públicas eficazes à transformação social. Objetiva-se a realização de ações de mobilização, palestras, debates, encontros, panfletagens, eventos e seminários, visando sensibilizar a sociedade sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher e divulgar a Lei Maria da Penha no município de São Carlos, estendendo-se as atividades durante todo o mês de agosto, para o público em geral.Em parceria da PMSC, apoiaremos em palestras que serão realizadas em diversos pontos do município no decorrer do mês de Agosto. Além disso, busca-se elaborar e divulgar materiais informativos amplamente em redes sociais e demais meios de comunicação.Não menos importante, o Rotaract busca por intermédio do Poder Público, que seja criada Lei Municipal, visando instituir e regulamentar a Campanha Agosto Lilás no Município de São Carlos;Como denunciarA denúncia de violência doméstica pode ser feita em qualquer delegacia, com o registro de um boletim de ocorrência, ou pela Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180), de forma anônima e gratuita, disponível 24 horas, em todo o país. A maioria das prefeituras também oferece centros de atendimento, que acolhem as mulheres em situação de violência.

Postado em 01 de Agosto de 2019

RECEPÇÃO AO GOVERNADOR

NA TARDE DO DIA 27/07 RECEPCIONAMOS O GOVERNADO DO DISTRITO 4.740 ANO ROTÁRIO 2019-20, JOÃO CARLOS ROSSA BECKER E SUA ESPOSA MARLI MACHADO BECKER, NA PRAÇA MATRIZ NO MUNICÍPIO DE SÃO CARLOS, JUNTOS AO MARCO DO ROTARY E ROTARACT CLUB, APÓS FOI REALIZADA UMA REUNIÃO NA SEDE DA CASA DA AMIZADE.

Postado em 27 de Julho de 2019

Ver todos

Aprovação da Implantação do Banco de Leite Humano - Salvando Vidas

É com muita satisfação e alegria que o Rotary Club de Concórdia, apresentou na manhã do dia 18/02/2020 para a Direção do Hospital São Francisco, a notícia da aprovação do projeto de implantação do Banco de Leite Humano - Salvando Vidas, encaminhado à Fundação Rotária do Rotary Internacional, que já depositou o valor requisitado e diante disso o clube dispõe da quantia de cinquenta mil dólares para a implantação do Banco de Leite.  Valor que será repassado ao Hospital são Francisco, mediante prestação de contas para a entidade do Rotary. Esse é o resultado de muito trabalho, comprometimento e envolvimento de inúmeras pessoas, durante um longo período. Além da importante contribuição da comunidade concordiense que sempre prestigia os eventos beneficentes do Rotary, que visam a arrecadação de fundos para os projetos sociais.

Em 19/02/2020 por Rotary Club de Concórdia

Conexão em treinamento de liderança

No sábado, dia 15 de fevereiro, o Rotary Club Concórdia Conexão se dividiu em combate ao Mosquito da Dengue e buscar treinamento para potencializar aprendizado e liderança. Dessa maneira essa turma aí esteve em Herval do Oeste para uma aula. Manter seus companheiros estimulados, conectados e aprimorados intelectualmente é parte do objetivo da entidade. Porque a vida é uma eterna escola.  

Em 16/02/2020 por Rotary Club de Concórdia-Conexão

Rotary Clube Concórdia Conexão na batalha contra a Dengue

Na manhã deste sábado, dia 15 de fevereiro, o Rotary Club Concórdia Conexão, através de alguns companheiros, esteve junto com a Prefeitura Municipal da Capital do Trabalho e outras entidades, participando de uma caçada ao mosquito da Dengue. A intervenção urbana fez parte de um mutirão, em função do município de Concórdia, pela primeira vez na sua história, ter sido positivado para a doença, que é causada pelo mosquito Aedes aegypti. Foi uma manhã de conscientização e suor para ajudar as pessoas a cuidarem de suas moradias. A doença chegou para ficar, mas o Rotary Conexão está de prontidão. 

Em 16/02/2020 por Rotary Club de Concórdia-Conexão

PETs 2020/2021

Aconteceu nos dias 14 e 15 de fevereiro no Rotary Club de Herval do Oeste/SC o treinamento para novos presidentes de Rotary, Secretários, DQA e Imagens Pública, este encontro é conhecido como PETs e GATs, sendo que na sexta o novo Governador Distrital Fernando Júnior Ambrósio, repassou para os novos presidentes e para sua diretoria Distrital quais serão suas metas para este novo ano Rotário, que se inicia na metade de 2020 até a metade de 2021. Já no sábado(15), com a casa cheia, foi realizado palestras e treinamentos para as avenidas já citadas. O treinamento iniciou por voltas das 08:30 e encerrou as 17:00, sendo um dia de intenso conhecimento.O evento contou com a importante presença do governador da atual gestão, João Rossa Becker e de sua esposa Marli. No evento o novo Governador(2020/2021) falou sobre quais são os desejos e metas que o presidente do Rotary Internacional(Holger Knaack) deseja para este novo ano rotário, dentre elas o novo Governador repassou 4 propostas do Presidente Internacional em uma dinâmica que nos fez refletir e em seguida compartilhar as idéias avaliadas para os seguintes questionamentos;- Como expandir o alcance do Rotary na sociedade? Quais os modelos de clubes inovadores podem ser implementados?- Como queremos que nosso clube seja daqui a cinco anos? Quais passos precisamos tomar para que esta visão se torne realidade? Que valores estamos oferecendo aos nossos associados?- Como engajar os associados nas ações desenvolvidas? Como manter os associados no clube? Como atrais novos associados?- Quais ações de apoio à Pólio Plus podem ser desenvolvidas? Que evento pode ser realizado em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Pólio, em outubro? Ocorreram também palestras sobre imagem pública, DQA, Secretária, Intercâmbios, Intercâmbios da Amizade, Ryla, Interact, Pólio Plus e sobre o Projeto da UPA de Herval do Oeste. O evento foi de grande valia, pois além de adquirirmos novos conhecimentos, o momento permitiu um excelente dia de companheirismo.

Em 15/02/2020 por Rotary Club de Herval D'Oeste

MOMENTOS DE APRENDIZAGEM E COMPANHEIRISMO

Três membros do Rotary Club de Concórdia estiveram participando nos dias 14 e 15 de fevereiro de 2020 na cidade de Herval D' Oeste, do treinamento para Equipe Distrital, Governadores Assistentes e Presidentes para a gestão 2020/2021. do Distrito 4740 de Rotary International, sob a coordenação do Governador Eleito Fernando Ambrósio Júnior e sua Esposa Fabiane. Que compartilharam com o grupo, os ensinamentos recebidos no treinamento de San Diego, bem como, as metas e o Lema Rotário para 2020/2021 do Presidente Eleito do Rotary International, Holger Knaack e sua Esposa Suzane da Alemanha. "O Rotary Abre Oportunidades". Foram momentos para muitas aprendizagens, troca de experiências, rever amigos, fazer novas amizades e vivenciar o verdadeiro companheirismo.

Em 15/02/2020 por Rotary Club de Concórdia

A DENGUE MATA E CADA UM DEVE FAZER A SUA PARTE

No dia 15 de fevereiro de 2020, Dia D contra a Dengue, a Família Rotária de Concórdia com 20 membros do Rotary, Rotaract e Interact, além da Intercambista Carmem da Venezuela, participaram do Mutirão Contra a Dengue coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde do Município. A qual, através da coordenadora da ação, agradeceu a entidade do Rotary pela colaboração. Com o lema: A DENGUE MATA E CADA UM DEVE FAZER A SUA PARTE, foi realizado um trabalho com a participação de Servidores Municipais e integrantes de diversas entidades durante 3 horas e 40 minutos, com 8 mil passos e 4,7 Km. em direção a um mundo melhor. Gratidão a todos que estiveram presentes.

Em 15/02/2020 por Rotary Club de Concórdia

Reuniões Sábado | 19:00
Rua Manoel Klauck, Cep: 8-