Club de
São Carlos

PROJETO GIRASSOL

 Em alusão a Campanha Setembro Amarelo, no mês de prevenção ao suicídio, o Rotaract Club de São Carlos realiza o Projeto Girassol: um alerta pela vida. O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro). A ideia é pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas resoluções, garantindo mais visibilidade à causa. No que diz respeito à importância da causa, cabe destacar que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 40 segundos uma pessoa coloca fim a própria vida em todo o mundo. No Brasil 32 pessoas se suicidam todos os dias, de acordo com a mesma organização. Essa taxa já ultrapassou a quantidade de vítimas da AIDS. O estudo aponta ainda que nove em cada dez casos poderiam ser evitados. Os dados impactantes mostram uma realidade que pode ser mudada se houver um debate sobre um tema tão importante e pouco discutido em sociedade. Ante o exposto, fica evidente a necessidade de intervenção nessa área, justificando a realização do Projeto Girassol do Rotaract Club de São Carlos, atentando a missão rotária: “Nós servimos ao próximo, difundimos a integridade e promovemos boa vontade, paz e compreensão mundial por meio da consolidação de boas relações entre líderes profissionais, empresariais e comunitários.” É oportuno mencionar que diante da realidade local, com grande número de entidades filantrópicas, voltadas ao serviço voluntário, percebe-se ainda a necessidade de realizar alguma ação direcionada a essas organizações, pois tratam-se de entidades associativas que formam lideranças e buscam o desenvolvimento local. Para que tais entidades possam atingir seus objetivos, que são de notório interesse público, é necessário que os integrantes destas associações estejam bem fisicamente e mentalmente. Precisa-se “cuidar de quem cuida”. Em síntese é um objeto que visa contribuir na melhoria da qualidade de vida da comunidade local, cujos resultados podem ser exponenciais, ou seja, cuidando também daqueles que se dedicam ao voluntariado, vislumbra-se que possam fazer ainda mais pela comunidade, estando saudáveis mentalmente.

Postado em 01 de Setembro de 2019

CAMPANHA AGOSTO LIÁS

No mês que a Lei Maria da Penha completa 13 anos de sua promulgação dia 07 de Agosto, passando a ser um marco no combate a violência contra a mulher, o Rotaract Club de São Carlos realiza a 1° Campanha Agosto Lilás, tem como principal objetivo levar as informações necessárias sobre a Lei Maria da Penha e as formas de combate à violência contra a mulher, situação que atinge índices alarmantes.O Brasil ocupa o 5º lugar entre os países mais violentos do mundo no que se refere à violência doméstica contra mulheres. Cada dia mais denúncias relativas ao tema chegam à Justiça brasileira. Dados do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) apontam que o número chega a quase um milhão, sendo dez mil casos de feminicídio.Com a campanha, a entidade pretende ajudar na criação de uma nova cultura, de uma nova realidade que estabeleça a igualdade de tratamento e de poder entre homens e mulheres, igualdade essa que requer também a adoção de políticas públicas eficazes à transformação social. Objetiva-se a realização de ações de mobilização, palestras, debates, encontros, panfletagens, eventos e seminários, visando sensibilizar a sociedade sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher e divulgar a Lei Maria da Penha no município de São Carlos, estendendo-se as atividades durante todo o mês de agosto, para o público em geral.Em parceria da PMSC, apoiaremos em palestras que serão realizadas em diversos pontos do município no decorrer do mês de Agosto. Além disso, busca-se elaborar e divulgar materiais informativos amplamente em redes sociais e demais meios de comunicação.Não menos importante, o Rotaract busca por intermédio do Poder Público, que seja criada Lei Municipal, visando instituir e regulamentar a Campanha Agosto Lilás no Município de São Carlos;Como denunciarA denúncia de violência doméstica pode ser feita em qualquer delegacia, com o registro de um boletim de ocorrência, ou pela Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180), de forma anônima e gratuita, disponível 24 horas, em todo o país. A maioria das prefeituras também oferece centros de atendimento, que acolhem as mulheres em situação de violência.

Postado em 01 de Agosto de 2019

RECEPÇÃO AO GOVERNADOR

NA TARDE DO DIA 27/07 RECEPCIONAMOS O GOVERNADO DO DISTRITO 4.740 ANO ROTÁRIO 2019-20, JOÃO CARLOS ROSSA BECKER E SUA ESPOSA MARLI MACHADO BECKER, NA PRAÇA MATRIZ NO MUNICÍPIO DE SÃO CARLOS, JUNTOS AO MARCO DO ROTARY E ROTARACT CLUB, APÓS FOI REALIZADA UMA REUNIÃO NA SEDE DA CASA DA AMIZADE.

Postado em 27 de Julho de 2019

Resultado da Classificação do Programa de Intercambio 20/21

Resultado do processo seletivo para o Intercambiodo ano rotário 2020/2021. Distrito 4740. CLASSIFICAÇÃO NOME CLUBE PONTUAÇÃO 1º FELIPE MAINES LAGES ALVORADA 665 2º LORENZO BENETTI ABELARDO LUZ 660 3º NATALIA M. GUERRA CONCORDIA 600 4º ROBERT B. DREY HERVAL D'OESTE 575 5º LUANE B. BARRETO CAÇADOR CONT. 570 6º GIULIA S. ROSSI CAMPOS NOVOS 565 7º YUSSEF MOHAMED CHAPECÓ LESTE 560 8º CAROLINA G SIRTOLI LAGES CORAL 535 9º MARCO A. GARCIA  CONCORDIA CONEXÃO 490 10º VIVIAN R. M. GOMES CAMPOS N. CENTRO 480 11º GUILHERME A. B. BAMPI SÃO LOURENÇO 475 12º MARIA LUIZA CATANDUVAS CENTRO 470 13º CHIARA BELOTTO HERVAL D'OESTE 465 14º ADRIELI RAYANA ANITA GARIBALDI 455 15º JOÃO GABRIEL T. SOARES LAGES NORTE 435 16º RODRIGO NODARI JOAÇABA 415

Postado em 04 de Dezembro de 2019

Visita Oficial do casal Governador ao Rotary Club de Chapecó-Norte

O Rotary Club de Chapecó – Norte, em sua reunião semanal, recebeu no dia 29 de Novembro, a visita do governador do Distrito 4740 desta gestão, João Carlos R. Becker e sua esposa, além também, do Gov. assistente do distrito, Cleisson Gamboa, e sua esposa. As 19 teve início a reunião em separado do conselho diretor com o governador, para tratar das metas, projetos e análise das questões  relacionadas  com o clube e o distrito. Após, as 20.30hs, ocorreu a reunião do clube, com posse de 2 novos companheiros Marlei Zambiazi e Jair Schwambach. Na visita, foi apresentado um histórico do clube, com o calendário de atividades, com as ações já realizadas e as que ainda serão neste ano rotário, informando também, que o clube está trabalhando para formar um novo clube numa cidade vizinha. Na ocasião, foi também ouvido do governador, a preocupação com o número de associados do Distrito para evitar o redimensionamento do distrito. Ainda, surpreendendo o casal governador, foi apresentada uma homenagem ao governador que foi emocionante e o levou as lágrimas. Por fim, o clube ofereceu um mimo de um quadro grafitado do casal governador. Logo após teve o jantar, preparado por um casal de rotarianos. A impressão que o clube teve do governador e de sua esposa foi muito positiva, pois foram muito coerentes e também convincentes em suas argumentações e colocações  sobre  o distrito e sobre o clube, colocando se inteiramente  a disposição  para nos auxiliar no que for necessário.

Postado em 29 de Novembro de 2019

Ver todos

Intercambista Carmem é Recebida Com Carinho Pelos Rotary Club de Concórdia

Na madrugada de 05/12/2019, o Rotary Club de Concórdia recebeu a Intercambista venezuelana Carmem. A mesma ficará em Concórdia até final do mês de agosto de 2020. Carmem foi recpcionada no aeroporto de Chapecó e durante o dia, já em Concórdia, os jovens Interactianos fizeram as honras da casa e a Carmem ficou super feliz com a calorosa acolhida e com os novos Amigos.

Em 05/12/2019 por Rotary Club de Concórdia

Resultado da Classificação do Programa de Intercambio 20/21

Resultado do processo seletivo para o Intercambiodo ano rotário 2020/2021. Distrito 4740. CLASSIFICAÇÃO NOME CLUBE PONTUAÇÃO 1º FELIPE MAINES LAGES ALVORADA 665 2º LORENZO BENETTI ABELARDO LUZ 660 3º NATALIA M. GUERRA CONCORDIA 600 4º ROBERT B. DREY HERVAL D'OESTE 575 5º LUANE B. BARRETO CAÇADOR CONT. 570 6º GIULIA S. ROSSI CAMPOS NOVOS 565 7º YUSSEF MOHAMED CHAPECÓ LESTE 560 8º CAROLINA G SIRTOLI LAGES CORAL 535 9º MARCO A. GARCIA  CONCORDIA CONEXÃO 490 10º VIVIAN R. M. GOMES CAMPOS N. CENTRO 480 11º GUILHERME A. B. BAMPI SÃO LOURENÇO 475 12º MARIA LUIZA CATANDUVAS CENTRO 470 13º CHIARA BELOTTO HERVAL D'OESTE 465 14º ADRIELI RAYANA ANITA GARIBALDI 455 15º JOÃO GABRIEL T. SOARES LAGES NORTE 435 16º RODRIGO NODARI JOAÇABA 415

Em 04/12/2019

ROTARY CLUB DE UNIÃO DA VITÓRIA VISITA ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE PROFETA DANIEL

No dia  30 de outubro de 2019, o Rotary Club de União da Vitória – Porto União realizou visita à Associação Profeta Daniel. Os companheiros e convidados dos companheiros, se reuniram para realização de um bingo com entrega de prêmios as internas,  dentre os prêmios houve doação da Loja Marisol Presentes de União da Vitória. Após a atividade foi realizado o Segundo Café Solidário, onde todos os companheiros serviram as internas distribuindo salgados e doces. Por fim, foi entregue  materiais de higiene e jogos diversos para lazer das internas. Certamente o Rotary é uma instituição capaz de nos proporcionar oportunidades e momentos de alegria e prestação de serviço, que nos faz crescer como seres humanos.    

Em 02/12/2019 por Rotary Club de União da Vitória-Porto União

Risoto no Tacho 2019 é mais um sucesso do Rotary Club Concórdia Conexão

A edição 2019 do Risoto no Tacho, promoção do Rotary Club Concórdia Conexão, que aconteceu neste domingo, dia 1 de dezembro, no Centro Comunitário do bairro Imperial, em Concórdia, mostrou mais uma vez a força da credibilidade do Rotary como instituição. Estamos falando de uma época em que a sociedade discute a ética em muitas ONGs que se espalham pelo país. A equipe do Conexão mais uma vez fez a diferença e se dedicou para que este evento fosse o melhor possível. A arrecadação contribuirá para a erradicação da Pólio, um desafio que o Rotary Internacional leva como missão e também para equipar o Banco Ortopédico que o Concórdia Conexão mantém junto à Asaprev e possibilita cadeiras de roda, muletas, cadeiras de banho para pessoas como dificuldade de mobilidade. O Banco Ortopédico empresta sem custo para pessoas mais humildes e elas depois  de usarem, devolvem para a instituição que empresta novamente para outros.  Esta edição do Risoto no Tacho contou ainda com a presença do Governador do Rotary, ~João C. Becker e sua esposa, que abrilhantaram o evento. O presidente do Rotary Club Concórdia Conexão, Agostinho Schiochetti, ressaltou a força do grupo ao afirmar "Temos um time muito bem formado, nossos companheiros e companheiras formam uma legião de talentos, vontade e coração generosos e isso não tem preço. Somos o Rotary, afinal, e nos orgulhamos de poder viver para ajudar e contribuir com uma sociedade melhor".

Em 01/12/2019 por Rotary Club de Concórdia-Conexão

Risoto no Tacho 2019 é mais um sucesso do Rotary Club Concórdia Conexão

A edição 2019 do Risoto no Tacho, promoção do Rotary Club Concórdia Conexão, que aconteceu neste domingo, dia 1 de dezembro, no Centro Comunitário do bairro Imperial, em Concórdia, mostrou mais uma vez a força da credibilidade do Rotary como instituição. Estamos falando de uma época em que a sociedade discute a ética em muitas ONGs que se espalham pelo país. A equipe do Conexão mais uma vez fez a diferença e se dedicou para que este evento fosse o melhor possível. A arrecadação contribuirá para a erradicação da Pólio, um desafio que o Rotary Internacional leva como missão e também para equipar o Banco Ortopédico que o Concórdia Conexão mantém junto à Asaprev e possibilita cadeiras de roda, muletas, cadeiras de banho para pessoas como dificuldade de mobilidade. O Banco Ortopédico empresta sem custo para pessoas mais humildes e elas depois  de usarem, devolvem para a instituição que empresta novamente para outros.  Esta edição do Risoto no Tacho contou ainda com a presença do Governador do Rotary, ~João C. Becker e sua esposa, que abrilhantaram o evento. O presidente do Rotary Club Concórdia Conexão, Agostinho Schiochetti, ressaltou a força do grupo ao afirmar "Temos um time muito bem formado, nossos companheiros e companheiras formam uma legião de talentos, vontade e coração generosos e isso não tem preço. Somos o Rotary, afinal, e nos orgulhamos de poder viver para ajudar e contribuir com uma sociedade melhor".

Em 01/12/2019 por Rotary Club de Concórdia-Conexão

Reuniões Sábado | 19:00
Rua Manoel Klauck, Cep: 8-