Club de
São Carlos

PROJETO GIRASSOL

 Em alusão a Campanha Setembro Amarelo, no mês de prevenção ao suicídio, o Rotaract Club de São Carlos realiza o Projeto Girassol: um alerta pela vida. O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro). A ideia é pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas resoluções, garantindo mais visibilidade à causa. No que diz respeito à importância da causa, cabe destacar que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 40 segundos uma pessoa coloca fim a própria vida em todo o mundo. No Brasil 32 pessoas se suicidam todos os dias, de acordo com a mesma organização. Essa taxa já ultrapassou a quantidade de vítimas da AIDS. O estudo aponta ainda que nove em cada dez casos poderiam ser evitados. Os dados impactantes mostram uma realidade que pode ser mudada se houver um debate sobre um tema tão importante e pouco discutido em sociedade. Ante o exposto, fica evidente a necessidade de intervenção nessa área, justificando a realização do Projeto Girassol do Rotaract Club de São Carlos, atentando a missão rotária: “Nós servimos ao próximo, difundimos a integridade e promovemos boa vontade, paz e compreensão mundial por meio da consolidação de boas relações entre líderes profissionais, empresariais e comunitários.” É oportuno mencionar que diante da realidade local, com grande número de entidades filantrópicas, voltadas ao serviço voluntário, percebe-se ainda a necessidade de realizar alguma ação direcionada a essas organizações, pois tratam-se de entidades associativas que formam lideranças e buscam o desenvolvimento local. Para que tais entidades possam atingir seus objetivos, que são de notório interesse público, é necessário que os integrantes destas associações estejam bem fisicamente e mentalmente. Precisa-se “cuidar de quem cuida”. Em síntese é um objeto que visa contribuir na melhoria da qualidade de vida da comunidade local, cujos resultados podem ser exponenciais, ou seja, cuidando também daqueles que se dedicam ao voluntariado, vislumbra-se que possam fazer ainda mais pela comunidade, estando saudáveis mentalmente.

Postado em 01 de Setembro de 2019

CAMPANHA AGOSTO LIÁS

No mês que a Lei Maria da Penha completa 13 anos de sua promulgação dia 07 de Agosto, passando a ser um marco no combate a violência contra a mulher, o Rotaract Club de São Carlos realiza a 1° Campanha Agosto Lilás, tem como principal objetivo levar as informações necessárias sobre a Lei Maria da Penha e as formas de combate à violência contra a mulher, situação que atinge índices alarmantes.O Brasil ocupa o 5º lugar entre os países mais violentos do mundo no que se refere à violência doméstica contra mulheres. Cada dia mais denúncias relativas ao tema chegam à Justiça brasileira. Dados do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) apontam que o número chega a quase um milhão, sendo dez mil casos de feminicídio.Com a campanha, a entidade pretende ajudar na criação de uma nova cultura, de uma nova realidade que estabeleça a igualdade de tratamento e de poder entre homens e mulheres, igualdade essa que requer também a adoção de políticas públicas eficazes à transformação social. Objetiva-se a realização de ações de mobilização, palestras, debates, encontros, panfletagens, eventos e seminários, visando sensibilizar a sociedade sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher e divulgar a Lei Maria da Penha no município de São Carlos, estendendo-se as atividades durante todo o mês de agosto, para o público em geral.Em parceria da PMSC, apoiaremos em palestras que serão realizadas em diversos pontos do município no decorrer do mês de Agosto. Além disso, busca-se elaborar e divulgar materiais informativos amplamente em redes sociais e demais meios de comunicação.Não menos importante, o Rotaract busca por intermédio do Poder Público, que seja criada Lei Municipal, visando instituir e regulamentar a Campanha Agosto Lilás no Município de São Carlos;Como denunciarA denúncia de violência doméstica pode ser feita em qualquer delegacia, com o registro de um boletim de ocorrência, ou pela Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180), de forma anônima e gratuita, disponível 24 horas, em todo o país. A maioria das prefeituras também oferece centros de atendimento, que acolhem as mulheres em situação de violência.

Postado em 01 de Agosto de 2019

RECEPÇÃO AO GOVERNADOR

NA TARDE DO DIA 27/07 RECEPCIONAMOS O GOVERNADO DO DISTRITO 4.740 ANO ROTÁRIO 2019-20, JOÃO CARLOS ROSSA BECKER E SUA ESPOSA MARLI MACHADO BECKER, NA PRAÇA MATRIZ NO MUNICÍPIO DE SÃO CARLOS, JUNTOS AO MARCO DO ROTARY E ROTARACT CLUB, APÓS FOI REALIZADA UMA REUNIÃO NA SEDE DA CASA DA AMIZADE.

Postado em 27 de Julho de 2019

Visita Oficial do Governador ao Rotary Club de Canoinhas

No dia 16 de Outubro de 2019, o governador do distrito 4740, João Carlos Rossa Becker, realizou sua visita oficial ao Rotary Club de Canoinhas, começando com uma reunião prévia, onde o governador passou a necessidade de informar as ações e dados do clube nos sites do distrito e RI, mostrando relatórios do que o clube já publicou e do que falta ser publicado, conferindo também, as metas cadastradas no My Rotary. Já na reunião festiva, logo após a abertura, houve a posse de um novo companheiro, José Fernando França de Siqueira. Em seguida, uma homenagem ao companheiro João Gilberto Krauss, foi feita, pelos seus 35 anos de clube. Dando sequência, o governador deu sua palavra, em que passou sobre as metas do distrito e falou da importância da Fundação Rotária, ainda, homenageou a rotaractiana e rotariana Mairy Walter Tramontin e ao fim presenteou o presidente com uma flâmula do ano rotário. Encerrando a reunião, todos aproveitaram de um coquetel.

Postado em 16 de Outubro de 2019

Visita Oficial do Governador ao Rotary Club União da Vitória – Porto União

Na noite de 15 de outubro de 2019, o Rotary Club União da Vitória – Porto União, recebeu a visita oficial do governador João Carlos Rossa Becker. O companheiro governador presidiu a Reunião do Conselho Diretor que teve participação dos companheiros do RC União da Vitória e RC União da Vitória – São Cristóvão, na sequência dos trabalhos,  ocorreu a reunião festiva alusiva a visita oficial, com a presença dos dois clubes e integrante do Rotakids. Após a tradicional entrega de lembranças, o governador entregou duas camisas personalizadas aos Rotakidianos Caio e Fernando. Ao final, todos participaram do momento de companheirismo, durante o jantar. O Rotary Club União da Vitória agradece a visita do governador e destaca o seu empenho no exercício do cargo, trilhando o território distrital, conectando os clubes através de precisas e importantes orientações.

Postado em 15 de Outubro de 2019

Ver todos

Rotary E-Club Distrito 4740-Inspiração realiza ação no Dia “D de Vacinação”.

Rotary E-Club Distrito 4740-Inspiração em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do Município de Águas de Chapecó realizou uma ação de apoio na divulgação da Campanha Vacina Brasil (Dia D de Vacinação), Apoio na Recepção dos Pais e Crianças, cuidando de crianças que se divertiam na cama elástica e distribuindo guloseimas. No Final do Evento a Secretária de Saúde Simone Ávila agradeceu pela presença e parceria com Clube de Rotary. O Presidente agradeceu a confiança depositada no Rotary E-Club Distrito 4740-Inspiração, demonstrando em sua fala o desejo de realizar outras parcerias no futuro. Por fim o Presidente deixou sua mensagem de agradecimentos aos companheiros Rotarianos que puderam estar presentes nesta ação.  

Em 19/10/2019 por Rotary E-Club Distrito 4740-Inspiração

Homenagem a uma guerreira

O Rotary Conexão Concórdia, nesta quinta, dia 17, homenageou a companheira Liane Aparecida Dallazen, com um Bonsai. A iniciativa foi para reconhecer a energia que Liane dedica às obras que a entidade promove. O presidente, Agostinho Schiochetti, lembrou que "Nada substituiu a vontade humana. Sonhar é até fácil, mas dedicar esforço para transformar o mundo numa obra melhor é o que faz mesmo a diferença. Lia nos mostra que, mais que querer, é preciso andar, navegar, colocar ação nos projetos das nossas vidas".

Em 18/10/2019 por Rotary Club de Concórdia-Conexão

7ª Edição do Projeto Profissional Destaque

No dia 24 de outubro, às 20h, na Cantina Italiana, acontecerá a 7ª edição do projeto Profissional Destaque realizado pelo Rotary Club de Maravilha. Nessa edição serão homenageados o Sr Alfredo Salmeu Birck pela sua atividade de montador de serrarias e o Sr Vigon Ebert pela atividade de mecânica.

Em 18/10/2019 por Rotary Club de Maravilha-Centro

Rotary Conexão Concórdia e Fundação Municipal de Cultura transformam parede de Escola em arte e encanto

  Uma feliz parceria entre o Rotary Club Concórdia Conexão e a Fundação Municipal de Cultura de Concórdia transformaram uma parece da escola municipal do bairro Nova Brasília num pequeno pedaço do paraíso.   Nas mãos da artista Simone Talin, o que era uma parede só ganhou uma vida que só a arte mesmo consegue e mostra que compartilhar a sensibilidade da Fundação de Cultura, somar o talento de uma artista sensacional como a pequena notável Simone e a energia e atitude do Rotary Conexão, a vida em sociedade ganha tons febris de amor, paixão, cidadania, poesia e encantamento.   Essa iniciativa do Rotary Conexão se soma a inúmeras ações deste grupo, que com tão pouco tempo de vida, já escreve sua história na comunidade concordiense. Vale a pena dar uma passada lá e perceber que a Escola de Nova Brasília se transformou numa pequena paisagem do paraíso.

Em 18/10/2019 por Rotary Club de Concórdia-Conexão

Rotary Conexão Concórdia e Fundação Municipal de Cultura transformam parede de Escola em arte e encanto

  Uma feliz parceria entre o Rotary Club Concórdia Conexão e a Fundação Municipal de Cultura de Concórdia transformaram uma parece da escola municipal do bairro Nova Brasília num pequeno pedaço do paraíso.   Nas mãos da artista Simone Talin, o que era uma parede só ganhou uma vida que só a arte mesmo consegue e mostra que compartilhar a sensibilidade da Fundação de Cultura, somar o talento de uma artista sensacional como a pequena notável Simone e a energia e atitude do Rotary Conexão, a vida em sociedade ganha tons febris de amor, paixão, cidadania, poesia e encantamento.   Essa iniciativa do Rotary Conexão se soma a inúmeras ações deste grupo, que com tão pouco tempo de vida, já escreve sua história na comunidade concordiense. Vale a pena dar uma passada lá e perceber que a Escola de Nova Brasília se transformou numa pequena paisagem do paraíso.

Em 18/10/2019 por Rotary Club de Concórdia-Conexão

Projeto Mobilidade Humana Possibilita a Entrega de Mais Duas Cadeiras de Rodas

Por meio do Projeto Mobilidade Humana, o Rotary Club de Concórdia fez a entrega de mais duas cadeiras de rodas adquiridas com os lacres de alumílio arrecadados em parceria com escolas, Centros Municipais de Educação Infantil, APAE, Grupos de Idosos e pessoas da comunidade, inclusive de outros municípios e estados. Desta vez os beneficiados foram: o Grupo de Idosos do Distrito de  Presidente Kennedy e o Recanto dos dos Idosos de Concórdia.

Em 17/10/2019 por Rotary Club de Concórdia

Reuniões Sábado | 19:00
Rua Manoel Klauck, Cep: 8-