Club de
São Carlos

PROJETO GIRASSOL

 Em alusão a Campanha Setembro Amarelo, no mês de prevenção ao suicídio, o Rotaract Club de São Carlos realiza o Projeto Girassol: um alerta pela vida. O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro). A ideia é pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas resoluções, garantindo mais visibilidade à causa. No que diz respeito à importância da causa, cabe destacar que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 40 segundos uma pessoa coloca fim a própria vida em todo o mundo. No Brasil 32 pessoas se suicidam todos os dias, de acordo com a mesma organização. Essa taxa já ultrapassou a quantidade de vítimas da AIDS. O estudo aponta ainda que nove em cada dez casos poderiam ser evitados. Os dados impactantes mostram uma realidade que pode ser mudada se houver um debate sobre um tema tão importante e pouco discutido em sociedade. Ante o exposto, fica evidente a necessidade de intervenção nessa área, justificando a realização do Projeto Girassol do Rotaract Club de São Carlos, atentando a missão rotária: “Nós servimos ao próximo, difundimos a integridade e promovemos boa vontade, paz e compreensão mundial por meio da consolidação de boas relações entre líderes profissionais, empresariais e comunitários.” É oportuno mencionar que diante da realidade local, com grande número de entidades filantrópicas, voltadas ao serviço voluntário, percebe-se ainda a necessidade de realizar alguma ação direcionada a essas organizações, pois tratam-se de entidades associativas que formam lideranças e buscam o desenvolvimento local. Para que tais entidades possam atingir seus objetivos, que são de notório interesse público, é necessário que os integrantes destas associações estejam bem fisicamente e mentalmente. Precisa-se “cuidar de quem cuida”. Em síntese é um objeto que visa contribuir na melhoria da qualidade de vida da comunidade local, cujos resultados podem ser exponenciais, ou seja, cuidando também daqueles que se dedicam ao voluntariado, vislumbra-se que possam fazer ainda mais pela comunidade, estando saudáveis mentalmente.

Postado em 01 de Setembro de 2019

CAMPANHA AGOSTO LIÁS

No mês que a Lei Maria da Penha completa 13 anos de sua promulgação dia 07 de Agosto, passando a ser um marco no combate a violência contra a mulher, o Rotaract Club de São Carlos realiza a 1° Campanha Agosto Lilás, tem como principal objetivo levar as informações necessárias sobre a Lei Maria da Penha e as formas de combate à violência contra a mulher, situação que atinge índices alarmantes.O Brasil ocupa o 5º lugar entre os países mais violentos do mundo no que se refere à violência doméstica contra mulheres. Cada dia mais denúncias relativas ao tema chegam à Justiça brasileira. Dados do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) apontam que o número chega a quase um milhão, sendo dez mil casos de feminicídio.Com a campanha, a entidade pretende ajudar na criação de uma nova cultura, de uma nova realidade que estabeleça a igualdade de tratamento e de poder entre homens e mulheres, igualdade essa que requer também a adoção de políticas públicas eficazes à transformação social. Objetiva-se a realização de ações de mobilização, palestras, debates, encontros, panfletagens, eventos e seminários, visando sensibilizar a sociedade sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher e divulgar a Lei Maria da Penha no município de São Carlos, estendendo-se as atividades durante todo o mês de agosto, para o público em geral.Em parceria da PMSC, apoiaremos em palestras que serão realizadas em diversos pontos do município no decorrer do mês de Agosto. Além disso, busca-se elaborar e divulgar materiais informativos amplamente em redes sociais e demais meios de comunicação.Não menos importante, o Rotaract busca por intermédio do Poder Público, que seja criada Lei Municipal, visando instituir e regulamentar a Campanha Agosto Lilás no Município de São Carlos;Como denunciarA denúncia de violência doméstica pode ser feita em qualquer delegacia, com o registro de um boletim de ocorrência, ou pela Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180), de forma anônima e gratuita, disponível 24 horas, em todo o país. A maioria das prefeituras também oferece centros de atendimento, que acolhem as mulheres em situação de violência.

Postado em 01 de Agosto de 2019

RECEPÇÃO AO GOVERNADOR

NA TARDE DO DIA 27/07 RECEPCIONAMOS O GOVERNADO DO DISTRITO 4.740 ANO ROTÁRIO 2019-20, JOÃO CARLOS ROSSA BECKER E SUA ESPOSA MARLI MACHADO BECKER, NA PRAÇA MATRIZ NO MUNICÍPIO DE SÃO CARLOS, JUNTOS AO MARCO DO ROTARY E ROTARACT CLUB, APÓS FOI REALIZADA UMA REUNIÃO NA SEDE DA CASA DA AMIZADE.

Postado em 27 de Julho de 2019

Governador João empossa a primeira RDK do Distrito 4740

No dia 17 de Dezembro de 2019, deu-se o início de uma nova página da história do Rota Kids do Distrito 4740 de Rotary International. O Rotary Club de Concórdia, com o apoio e a presença do Governador João Carlos Rossa Becker, deu posse a primeira RDK - Representante Distrital de Rota Kids do Distrito, a companheira Helena Menute de Oliveira, sócia do Rota Kids Club de Concórdia. A solenidade contou também, com a presença do Governador Assistente da área 5, companheiro José Dirceu Beviláqua, Rotarianos, Rotaractianos, Interactianos, Kidianos, familiares, a intercambista Carmem da Venezuela e convidados. Parabenizamos e desejamos muito sucesso para companheira Kidiana Helena, nessa nova etapa que se inicia.

Postado em 17 de Dezembro de 2019

Ver todos

Rotary Club de Chapecó – Centro recebe caravana do Projeto Sócrates, de Belém (PA)

O Rotary Club de Chapecó – Centro começou o ano conhecendo um projeto que há 12 anos tem transformado a vivência pessoal e profissional de jovens de Belém, no Pará: o Projeto Sócrates. Por meio dele, alunos do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) são levados a conhecer possíveis locais de atuação profissional no Brasil e na América do Sul, tornando-os mais preparados para o mercado de trabalho.   Pela primeira vez a caravana universitária passou por Chapecó. Com ela vieram companheiros do Rotary Club Belém e Rotaract Club Belém – Cesupa, do Distrito 4720. Acompanhados pelo Rotary Club de Chapecó – Centro, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer a realidade do mercado no Oeste catarinense, além da cultura e a possibilidade adquirir diversos conhecimentos sobre as áreas de seus respectivos cursos de graduação.   Roteiro A visita ocorreu no dia 6 de janeiro. Os 45 participantes foram levados para conhecer a Igreja Matriz Santo Antônio, o Monumento Desbravador, a Arena Condá e a CooperAlfa. Também participaram de palestras com o companheiro José Amorim, que relatou sua experiência profissional e de vida, e com o companheiro Enio Bellé, que falou sobre o Projeto Disaster Aid Brazil.   Ao fim do dia, o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, recebeu a caravana em seu gabinete. Ele relatou a história do município, sua experiência na vida política, os projetos públicos e, ainda, lições que aprendeu ao longo dos anos. Para encerrar a recepção, foi realizado um jantar de companheirismo antes que os visitantes seguissem viagem.   - Foi uma alegria conhece-los, trocar experiências, apresentar nossa cultura e fazer parte de um projeto tão lindo! De fato, o Rotary conecta o mundo! – destaca Luciane Kratz Eckert, presidente do Rotary Club de Chapecó – Centro.

Em 10/01/2020 por Rotary Club de Chapecó-Centro

Rotary Club de Chapecó – Centro trabalha na BoviExpo

Nos dias 6, 7, 8 e 9 de Novembro o Rotary Club de Chapecó – Centro trabalhou na BoviExpo, em Chapecó, evento destinado ao comércio animal de leite e corte, que foi realizado pelo Núcleo de Criadores de Bovinos. O clube ficou responsável por toda parte de alimentação e bebida nos dias de evento e destinará o lucro arrecadado aos projetos do clube, em especial o Projeto do Materno Infantil, para compra de um foco cirúrgico, materiais cirúrgicos e um respirador. Momentos de companheirismo e trabalho marcaram a participação do clube no evento! Agradecemos a todos os envolvidos!

Em 08/01/2020 por Rotary Club de Chapecó-Centro

Rotary Club de Chapecó – Centro realiza Palestra Gestão do Coração, em parceria com os clubes de Chapecó

A Poliomielite é uma doença endêmica e sem cura, que ataca o sistema nervoso e já levou milhares de crianças à paralisia ou até morte.Desde 1979 o Rotary International realiza a campanha End Polio Now, vacinando as crianças dos países que ainda tem casos da doença, que são: Afeganistão, com 16 casos registrados, Paquistão, com 72 casos e a Nigéria que neste ano completa os 3 anos de quarentena para se tornar oficialmente um país livre da poliomielite.Para arrecadar fundos e doar à esta campanha mundial, os Rotarys Clubs de Chapecó realizaram no dia 18 de outubro a Palestra Gestão do Coração, com Emílio Finger, que através da sua história de superação e conquistas vivendo com esta doença, emocionou o público de aproximadamente 400 pessoas, instigando-os a realizar seus sonhos.Com muito orgulho o Rotary Club de Chapecó – Centro fez parte desta causa e mais uma vez contribuirá com o fim da poliomielite. No evento, nosso companheiro Darci Campo, Presidente da Comissão de Fundação Rotária do Distrito 4740, entregou ao palestrante um certificado de Embaixador da Polio, como forma de homenageá-lo por sua dedicação.  

Em 08/01/2020 por Rotary Club de Chapecó-Centro

Rotary Club de Chapecó – Centro empossa cinco novos companheiros

No dia 11 de outubro de 2019 o Rotary Club de Chapecó – Centro empossou cinco novos companheiros, Adriana Gonçalves e Éder Bonfada, afilhados do companheiro Pablo Lemes; Mahara Farias e Maurício Fidelis, afilhados do companheiro Claimar de Conto; e Eduardo Basso, afilhado do companheiro Darci Campo. Na cerimônia de posse tivemos a presença do Companheiro Fernando Junior Ambrósio e sua esposa Fabiane, governador eleito para o ano rotário 2020/2021 e governador assistente ano rotário 2019/2020, no ato representando o Governador Dsitrital desta gestão, João Carlos Becker. Nosso clube recebe os novos companheiros com muita alegria e satisfação por contar com pessoas de bem e dispostas a ajudar a comunidade, sendo a diferença que desejam ver no mundo!

Em 08/01/2020 por Rotary Club de Chapecó-Centro

Natal do desapego

                  Em tarde mágica, envolvidos em autêntico espirito natalino, o Rotary Club de Xaxim, juntamente com Rotaract Club, Lions Clube, Sec. de Assistência Social, Poder Legislativo, Amiga FM, Rádio Cultura e Vang FM,  realizaram  o prjeto "Natal do Desapego", onde  crianças doaram brinquedos para aqueles mais necessitados e os organizadores compraram o restante para mais de 600 crianças, à tarde teve ainda a presença do Papai Noel e lanches e sucos para todos, a alimentação excedente foi doada a entidades beneficientes de Xaxim e Xanxerê.

Em 30/12/2019 por Rotary Club de Xaxim

Monumento 100 Anos Rotary Internacional - Reconstrução

                         Depois de ser aprovada pelo poder Legislativo de Xaxim, a Administração Municipal de Xaxim, reembolsou o Rotary Club de Xaxim em valores, para que o mesmo refizesse o Monumento alusivo aos 100 Anos do Rotary Internacional, com referências a AND POLIO, já foi definido o novo locala para a construção do mesmo.

Em 30/12/2019 por Rotary Club de Xaxim

Reuniões Sábado | 19:00
Rua Manoel Klauck, Cep: 8-